No seu primeiro dia de trabalho como Procurador Regional Eleitoral , o procurador da República Samuel Miranda Arruda deu seu parecer sobre o processo de numero 0600917-14.2020.6.06.0027, onde o Ministério Publico Eleitoral do Crato pediu a Cassação do Mandato do Prefeito do Crato José Ailton de Sousa Brasil, do PT e do Vice André Barreto Esmeraldo por prática de abuso de poder político e de autoridade .
A justiça eleitoral em Crato havia condenado o prefeito e o vice ao pagamento de multa, mas com manutenção do mandato, O MPE não satisfeito recorreu ao TRE .
No seu parecer emitido na tarde desta sexta-feira, 01 de outubro o Procurador Samuel Miranda Arruda defendeu que seja parcialmente reformada a sentença, exclusivamente para fins de reconhecer a prática de abuso de poder político e de autoridade por José Ailton de Sousa Brasil e André Barreto Esmeraldo e, consequentemente, decretar a cassação dos seus diplomas, bem como as suas inelegibilidades pelo período de 8 (oito) anos subsequentes à eleição de 2020.
Agora o parecer vai para o relator do processo, o Juiz Federal George Marmelstein Lima e em seguida para o pleno , que decidirá se o prefeito e vice serão ou não cassado.