Um dos maiores encontros culturais do Brasil, a Mostra Sesc Cariri de Culturas tem início nesta quinta-feira (21) e segue até o domingo (24), movimentando toda a região do Cariri e cidades do Centro-Sul com uma vasta programação gratuita.
Neste ano, o evento traz como tema “Arqueologia Social Inclusiva”, valorizando o patrimônio cultural da Chapada do Araripe e reafirmando a continuidade dos saberes, a força do território e a diversidade das manifestações artísticas. A Mostra contará com apresentações em 28 municípios do Cariri e também em Iguatu, Icó, Orós e Umari, envolvendo artistas contemporâneos e tradições populares.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, a temática dialoga diretamente com a candidatura da Bacia Cultural Sócio-Biodiversa da Chapada do Araripe à chancela de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco, fortalecendo ainda mais a identidade cultural da região.
A abertura oficial acontece nesta noite, às 18h30, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, com apresentações que simbolizam o encontro da arte, da tradição e da inovação.
A programação segue intensa já nesta sexta-feira (22), com destaque para o município do Crato, que recebe dois grandes shows: Luiz Fidelis, e no sabado dia 23 , é dia de Vanessa da Mata celebrando a música brasileira e a força da cultura nordestina.
Com mais de duas décadas de realização, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é um verdadeiro mergulho na riqueza artística e no patrimônio imaterial do povo cearense, consolidando-se como um dos mais importantes festivais culturais do país.