O amor pela cultura popular move a vida da Mestra Zulene Galdino. Entre quadrilhas, maneiro pau, lapinhas e cintura fina, ela é uma defensora da tradição e não se vê fazendo outra coisa, desde meados de 1975. “Comecei com o apoio de papai e não quero que nossa tradição se acabe. Ensino os meninos aqui para eles darem continuidade”, afirma.

Presença cativa na Mostra Sesc Cariri de Culturas, desde a primeira edição, em 1999, Mestra Zulene lembra com carinho das suas apresentações e da sua relação com o Sesc, Instituição que viu crescer ao longo dos anos. “Ganhei o título [de Mestre da Cultura Tradicional Popular] em 2006, mas já me apresentava pelo Sesc há muito tempo. Muita gente não entende de cultura popular, da nossa tradição, mas o Sesc tem essa atenção e continua sempre convidando a gente pra participar”, explica.
Entre os momentos marcantes para ela, estão as terreiradas, descritas como grandes festas nas casas dos mestres, e também as festas da Mostra, na Praça da Sé. “É uma grande alegria, a casa fica cheia porque vem muita gente de fora, e é um momento de conhecer outros mestres e outras culturas. Todo ano é um espetáculo mais bonito que o outro”.
Dividida entre as coreografias, a confecção dos trajes e o toque de instrumentos, Zulene Galdino não faz cerimônia. Atenciosa e bem-humorada ela diz que sempre tem tempo para receber as pessoas em sua casa e falar sobre a cultura do Cariri. A relevância dessa tradição está muito mais na simplicidade do que nos títulos que, segundo a Mestra, “vem da raiz, vem de Deus que é simples”.
Nesta edição, a programação da Mostra proporciona um grande encontro da cultura popular no terreiro de tradição da Mestra Zulene, que recebe o Reisado Decolores Dedé de Luna, da Mestra Mazé de Luna, e o Coco das Mulheres da Batateira, da Mestra Edite, no dia 19/11, a partir das 18h.
Serviço:
Terreiro da Mestra Zulene
Reisado Decolores Dedé de Luna (Mestra Mazé de Luna) – 18h
Coco das Mulheres da Batateira (Mestra Edite) – 19h
Dia: 19/11
Local: Vila Novo Horizonte - Crato
Programação: site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.